Profissional novo no mercado, com novas técnicas, iniciativas criativas e diretas. Qual empresa não gostaria de ter um funcionário assim em seu quadro? E mais, com o poder de transformar a imagem de sua organização frente a seus públicos, alavancando suas vendas, firmando sua identidade, conquistando cada vez mais credibilidade e o mercado competitivo. Pois é, o profissional de Relações Públicas que por muitos é conhecido, porém por tantos outros, nem tanto, é capaz de fazer tudo isso, mas não é de qualquer profissional de RP que estamos falando. É do profissional que entendeu que hoje, em plena efervescência das mídias sociais o trabalho pode e “saiu do backstage”, ou seja, o profissional com suas ações lida diretamente com algo bem mais amplo, que o coloca mais do que nunca em uma posição que reflete rapidamente em questões vitais de uma organização. Ele entendeu que seu trabalho está diretamente conectado a web.
Os públicos, principalmente os clientes, mudaram o seu comportamento; tornaram-se mais exigentes e levantaram a voz. Entenderam que eles obtêm de uma ferramenta poderosíssima, que os coloca em contato imediato com as organizações, as mídias socias, e as organizações por sua vez entenderam que isso impacta diretamente em sua imagem e lucratividade, pois hoje com a internet, a opinião negativa dos consumidores resulta facilmente na perda de vendas e manchas na sua credibilidade. Mas não podemos esquecer ainda dos demais públicos, que também tem o poder de interferir nesse meio. Então entra em cena o profissional que pode lidar com esse novo campo e está preparado para articular estratégias principalmente de imagem e relacionamento com os públicos variados. Quem é ele?
É o profissional em uma nova versão, 2.0. É... O Relações Públicas 2.0 veio para ficar e se multiplicar, pois é essa a tendência: os relacionamentos migrarem cada vez mais para o meio digital e nele tudo ser difundido. O profissional de Relações Públicas 2.0 entende que os conteúdos gerados pelas organizações tem maior efeito quando são direcionados aos seus devidos públicos e isso acontece com maior eficiência na internet e é justamente por este fato, que esse meio é utilizado pelas organizações, que divulgam, propagam, vendem e comunicam. E os públicos por sua vez reagem de acordo: compram, comentam, elogiam, reclamam, realizam feedback. Basicamente quase tudo é possível falar na internet: sobre a própria organização, seus produtos e serviços, então o profissional de Relações Públicas atuante nesse segmento, voltado para a internet e o novo comportamento dos públicos (principalmente os consumidores), tem que estar preparado para trabalhar nesse ambiente complexo, dinâmico e rápido, pois nós sabemos, toda informação se propaga facilmente nas mídias sociais.
E não acaba por aí, esse profissional também é capaz de acompanhar os consumidores de uma organização, traçar seus perfis, se adiantar a possíveis reflexos e ajudar a montar um verdadeiro plano de S.O.S, além disso cria novas alternativas que atraem ainda mais os públicos e cria espaços para saber o que eles pensam, tudo em uma linguagem clara e objetiva. A grande sacada é trazer ainda mais os seus consumidores para perto das organizações e interagir com eles para gradativamente criar elos e experiências.
E você, o que acha do RP 2.0? Acha que no mundo atual é realmente necessário? Comente!
Postado por: Luísa Barbosa e Stéphanie Mota
23/10/15



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