Turma do primeiro semestre- Relações Públicas UNITAU 2017

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

A importância do RP na produção de eventos - Evento não é só “festinha”

Imagem retirada do site Gabarito Eventos
      Se você é do tipo que adora planejar, organizar, fazer festas e eventos, está sempre por dentro das últimas tendências que cercam esse mundo, mas está enfrentando aquele dilema do que fazer da vida, aí vai uma dica: o curso de relações públicas! Mas não se iluda achando que vai ser só festa. Evento é um acontecimento (festa, espetáculo, comemoração, solenidade etc.) organizado por especialistas, com objetivos institucionais, comunitários ou promocionais. E nesse meio o RRPP é o intermediador entre a organização e seus públicos, buscando sempre manter a imagem e a reputação da organização.
      O relações publicas é um profissional cujas características de trabalho relacionam-se principalmente a ações de bastidores. Assim, uma das poucas atividades que se fazem notar entre as suas diversas atribuições acaba sendo precisamente o evento. (BETTEGA2002, p.60). Mas para que ocorra o evento o profissional tem que estar por dentro das tendências e entender de planejamento estratégico, pra caso ocorra imprevistos estar apto para resolvê-los. Usando seus conhecimentos de RRPP como análise de públicos, planejamento de mídia e comunicação integrada, protocolo e cerimonial e briefing.
      Para que seu evento seja um sucesso é fundamental saber onde se quer chegar e o que se espera do evento. Para isso, é preciso dar instruções objetivas sobre as tarefas a serem executadas e ter informações claras sobre o que o cliente espera. O RRPP acompanha todo o processo do evento, desde o pré-evento, até o pós-evento e a análise do resultado obtido.

      Diversos são os objetivos da organização de um evento, dentre eles Bettega (2006) ressalta:
– Promoção da imagem favorável da empresa perante seus públicos;
– Atingir públicos e “vender” uma imagem favorável de um serviço ou produto;
– Integrar diversos públicos de interesse da organização;
– Informar benefícios, vantagens de um produto ou organização;
– Instituir canais de comunicação entre públicos e corporações;
– Relacionar a potencialidade dos indivíduos à capacidade de realização.

Quem sabe você não organizará alguma cerimônia do Oscar, ou uma das edições da Oktoberfest ou do Skol Sensation?

Imagem retirada do site sihayplan.com



Raíssa Zito   2º semestre de RP 2016

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