Turma do primeiro semestre- Relações Públicas UNITAU 2017

terça-feira, 22 de setembro de 2015

O profissional de Relações Públicas e suas áreas de atuação

Relações Publicas

Para compreender quais são as áreas que um profissional de Relações Públicas pode atuar, é necessário entender suas funções.
Este profissional atua na comunicação institucional das organizações públicas e privadas. Em seu cotidiano é envolvido o planejamento e desenvolvimento de programas, projetos e instrumentos voltados para a comunicação interna e externa. Sua função é cuidar da gestão do relacionamento de uma organização com seus diversos tipos de público, planejar e organizar eventos, e outras ações com o objetivo de construir ou manter uma imagem positiva, auxiliando também na construção da identidade das organizações.
Uma pesquisa foi realizada com os professores da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, nela foram citadas mais de trinta áreas de atuação possíveis para um profissional de RRPP. Confira a lista abaixo:

1. Administração de Crises
2. Assessoria de Imprensa 
3. Assessoria de RRPP 
4. Assessoria de Comunicação 
5. Assuntos Públicos 
6. Auditoria de RRPP 
7. Campanha de RRPP 
8. Captação de Recursos 
9. Cerimonial e Protocolo 
10. Comunicação Ambiental 
11. Comunicação Empresarial
12. Comunicação Institucional 
13. Comunicação Mercadológica 
14. Comunicação Organizacional 
15. Consultoria de RRPP 
16. Endomarketing 
17. Eventos 
18. Lobby 
19. Marketing Cultural 
20. Marketing Politico 
21. Marketing Social 
22. Negociação 
23. Ouvidoria – Ombudsman 
24. Pesquisa de Opinião 
25. Porta-voz 
26. Produção Cultural 
27. Prospecção de Negócios 
28. Relações com Acionistas 
29. Relações com a Mídia 
30. RRPP Institucionais 
31. RRPP Internacionais

Conforme a instituição, ao adquirir experiência, o profissional ocupa funções de maior responsabilidade, como coordenação de equipes, contato com comunidades, representação da empresa em eventos e organizações patronais, coordenação de eventos e campanhas de comunicação e realização de media training (treinamento sobre como falar e se comportar com profissionais de comunicação).




Fonte: http://www.colegioweb.com.br/carreira/relacoes-publicas-funcoes-e-mercado-de-trabalho.html 
http://rrpponline.com.br/site/mercado-de-trabalho-em-relacoes-publicas/ 
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/guia-de-profissoes/relacoes-publicas/4ee39856fb3b72f057000050.html

Postado por: Bianca Moreira e Michele Fernandes
22/09/15

Nenhum comentário:

Postar um comentário