Turma do primeiro semestre- Relações Públicas UNITAU 2017

quinta-feira, 10 de maio de 2012

GRANDES NOMES DE RR.PP. DO BRASIL - Margarida Maria Krohling Kunsch



Quando se fala em Relações Públicas um dos maiores nomes e com muito destaque é o de Margarida Maria Krohling Kunsch, nascida em 15 de janeiro de 1947. Autora de obras modelo para o ensino de RP em todo o Brasil. Com a vontade de vencer e o desejo de aprimorar o campo escolhido, Margarida foi em busca do reconhecimento mais que merecido, batalhou para conquistar cada passo de seu caminho, o primeiro emprego, os prêmios recebidos, e hoje com muito louvor excede suas próprias expectativas.

Em 1973, ingressou na Faculdade de Comunicação Social Anhembi, hoje Universidade Anhembi Morumbi, graduando-se em Relações Públicas. Antes de se formar, trabalhou como auxiliar de relações Públicas no Hospital Albert Einstein, desenvolvendo diversas atividades junto à comunidade judaica de São Paulo. Foi contato publicitário na Albeise do Brasil e, a partir de julho de 1977, após concluir o curso, iniciou carreira de docente, lecionando disciplinas específicas do Curso de Relações Públicas em diversas escolas superiores do Estado de São Paulo: Universidade de Mogi das Cruzes (1977-1979); Universidade de Santo Amaro (1978-1984); Universidade Metodista de São Paulo (1978-1989); Universidade Anhembi-Morumbi (1979-1981); e Faculdade de Comunicação Cásper Líbero (1984 a 1988). Margarida sempre gostou de desafios e nunca optou pelo mais fácil. Com quase 30 anos de experiência no magistério superior na área de comunicação, dos quais 12 nas escolas de Comunicação Social da Grande São Paulo, Margarid Kunsch é, desde l989, professora em regime de dedicação integral dos cursos de graduação e pós-graduação da ECA-USP, onde leciona as disciplinas “Planejamento de Relações Públicas” e “Comunicação Organizacional”, “Relações Públicas no composto da Comunicação das Organizações” e “Comunicação Organizacional: Pressupostos Teóricos, Funções e Processos na Sociedade Contemporânea”.

Coordena atualmente o Curso de Relações Públicas do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (ECA-USP) tendo exercido essa função de 1997 a 2001. Idealizou e criou o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, do mesmo Departamento, o qual coordena desde 1997. Integra ainda diversas comissões acadêmicas e colegiados. De setembro de 1994 a outubro de 1999, foi assessora da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade de São Paulo, depois de ter dirigido, de 1985 a 1986, a Divisão de Difusão Artística, Cultural e Científica da mesma. Durante o período em que coordenou a Assessoria reformulou e desenvolveu ações para a redefinição de uma política global de comunicação para toda a Universidade. Propôs projetos e programas especiais para a difusão da divulgação científica, com destaque para a criação da Agência USP. Dinamizou a comunicação interna com o boletim Espaço Aberto e incrementou programas e produtos de comunicação institucional. É pesquisadora vinculada ao CNPq.

Como consultora de Relações Públicas e Comunicação Organizacional Integrada, tem realizado cursos de reciclagem aperfeiçoamento e especialização para profissionais de comunicação social e de áreas afins no Brasil e no exterior, em Comunicação Organizacional, Planejamento de relações Públicas /Comunicação e Teoria e Técnicas de Relações Públicas.

No conjunto das atividades levadas a efeito, uma foi produzir duas obras coletivas cujos textos fossem capazes de expressar o pensamento brasileiro da produção científica. Relações públicas: História, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas, Comunicação organizacional Vol. 1 - Histórico, fundamentos e processos, Comunicação organizacional Vol. II - Linguagem, gestão e perspectivas.

E, se no campo profissional, a atividade se resumia à aplicação de técnicas em ações pontuais, hoje ela deve investir-se de um caráter eminentemente estratégico para as organizações. A obra, com cinco partes e 20 capítulos, distribuídos em 510 páginas, sinaliza que as relações públicas entram no segundo milênio como campo acadêmico já bastante solidificado e área profissional de múltiplas perspectivas. Ela representa mais um passo na formação de uma teoria brasileira de relações públicas, além de ser um valioso subsídio para o ensino de comunicação e de administração, assim como para a prática nas organizações.





Por
Alexandre Puppio
Belisa Ferreira
Mônica Silva
Nathália Dias
Rebeka Weingaertner
1°RR.PP.

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