Turma do primeiro semestre- Relações Públicas UNITAU 2017

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Como fazer sua teia de contatos?

Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. É uma técnica muito usada, como uma forma de subir na carreira, mas cuidado ao fazê-la, pois ninguém quer parecer superficial ou falso, há maneiras de fazer.
O post de hoje abordará 
5 dicas para ativar seu networking:

1.      Deve existir o interesse mútuo
Se durante a conversa você perceber que a outra parte não está interessada, desista e parta para outra. Durante a conversa é bem comum a atenção, se caso não houver interesse, logo é desviada. Não force assuntos ou queira criar oportunidades. O melhor a se fazer é concentrar em relacionamentos bons (e agradáveis) para ambos os lados.
2.      Contatos antigos que se transformarão
Se você retomar um antigo contato com um colega de escola, por exemplo, e ele estiver trabalhando em uma empresa que te interessa e/ou conhecer alguém que você deseja que conheça seu trabalho, converse e seja direto, mas não espere nada em troca, e sem cobranças.
3.      Rede de contato deve ser ativa
A rede de contatos deve ser alimentada sempre, e não apenas quando você precisa de alguma coisa. Não espere que porque ajudou alguém, receberá algo em troca, isso acontece de forma orgânica.
4.      Contatos que estão por vir
Agora, se estiver fazendo o primeiro contato com alguém que você ainda não conhece, fale sobre você, o que faz, como chegou até ele e o motivo. Sempre tenha bom senso nas conversas, e não crie uma intimidade que possa estragar a oportunidade.
5.      Contato pessoal
Fora do mundo virtual também é necessário fazer networking. Quando encontrar alguém, cumprimente, seja muito gentil nessa hora e observe se sua atitude não está incomodando ninguém. Jamais desfaça de alguém, seja pela posição inferior a sua, ou qualquer outra diferença, isso poderá te causar problemas futuros e na ética profissional também.
É muito importante estar antenado, participar de palestras, de eventos e pesquisar os profissionais que ali estarão. CIRCULAR é o resumo do que se deve fazer para ter bons networkings, se mostre disponível (apenas se estiver mesmo), e procure ser curioso.

Vitória Coelho
Estudante do 2º semestre de relações públicas da UNITAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário