Cada vez mais a comunicação interna é umas
das estratégias que vem sendo adotadas pelas organizações, comunicar de forma
correta, onde todas as informações acontecem de maneira muito rápida é algo
essencial atualmente.
Mas como funciona a comunicação interna?
É por meio da comunicação interna que
as informações circulam, a organização deve garantir que todos seus funcionários
estejam informados em tudo que é divulgado a respeito do local que trabalham.
Desta forma eles auxiliam no fortalecimento da empresa, faz com que seus
colaboradores se sintam importantes dentro da organização, logo a produtividade
passa a ser maior. Além disso, a aplicação correta das ferramentas de comunicação
interna podem minimizar os efeitos de uma crise. Existem inúmeras maneiras de
se fazer uma comunicação interna sendo elas: jornal mural, email, intranet,
site de redes sociais e rádios, são veículos que estão sendo valorizados pelas organizações
dentro de uma estratégia maior de relacionamento.
Fica bem claro que o aumento da
produtividade, a facilidade maior em atingir seus objetivos, a capacidade de
sair de crises de forma proativa, aumenta a motivação dos colaboradores e melhora
a reputação da empresa perante os funcionários. São os benefícios de uma
comunicação interna bem feita dentro da organização.
Vendo tantos pontos positivos sobre
a comunicação interna, quando uma organização deve sentir a necessidade de
começar a usar essa estratégia?
A partir do momento que uma
organização se constitui e possui funcionários, ou quando as informações
divulgadas não chegam corretamente para todos os colaboradores, ou a empresa
não está tendo o feedback que espera,
são nesses momentos que devem existir os profissionais de comunicação,
especialistas em lidar com os públicos de interesse da empresa, a fim de estruturar
uma comunicação interna ideal para o alcance dos objetivos da organização.
por: Amanda Lazaro Leite 2º semestre de relações públicas 2016
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