Turma do primeiro semestre- Relações Públicas UNITAU 2017

quinta-feira, 26 de abril de 2012

GRANDES NOMES DE RR.PP. DO BRASIL - Maria Aparecida Ferrari

Por
Beatriz Prado
Nathalie Guisard
Paula Sarah
Raíssa Santos


Maria Aparecida Ferrari graduou-se em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo- USP em 1976, e estagiou no Museu do Telefone por algum tempo. Esse museu era administrado pelo departamento de Relações Publicas da Telesp, e naquele momento teve contato com a atividade de RP, se interessou e resolveu se graduar na área, escolhendo a Universidade Anhembi Morumbi. Ferrari fala que o estágio foi o momento em que pode colocar em prática toda a teoria que aprendeu na faculdade e saber o que realmente acontece dentro de uma organização. Em sua opinião o estagio é essencial para a formação do aluno.

Morou em Santiago do Chile, e lá trabalhou em uma agência de comunicação onde pode desenvolver vários projetos com empresas, governo e autoridades políticas. Após esse tempo no Chile, voltou para cá, foi aprovada para fazer doutorado e  dedicou a vida à Academia. Quando terminou seu doutorado foi convidada para assumir a coordenação da Comunicação na Metodista. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em Relações Públicas, atuando principalmente na cultura organizacional, ensino de relações públicas, administração de crises e projetos experimentais.

Atualmente é Professora da USP, Diretora da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de SP, Membro do Conselho Editorial do Strategic Communication Journal, Diretora Responsável da Revista Estudos de Jornalismo e Relações Públicas, Membro do Conselho Fiscal da ABRAPCORP.

Obra 

 Maria Aparecida destaca a importância para o profissional de RP  de estar atento ao que acontece no mundo. O profissional de Relações Públicas tem que perceber a identidade da empresa na qual ele trabalha, para assim conseguir desenvolver um trabalho continuo e planejado. Ela afirma que “a área de comunicação que hoje esta em alta, pelo resultado que traz, é a de relações publicas”. Nós devemos agir de maneira estratégica e para conseguir tal domínio se faz necessário o conhecimento e pesquisa continua. Assim conseguiremos influenciar as empresas a tomarem uma postura responsável diante do cenário global. As mídias sociais estão em alta, porém precisam ser usadas com cautela pela empresa, pois tudo que é feito sem planejamento pode fugir do controle. Por isso Ferrari diz que RP é tão importante atualmente, e cabe a nós gerenciarmos e tentarmos controlar a exposição da empresa. Segundo ela as ferramentas essenciais para os profissionais são a analise de cenários, saber em que contexto se insere a empresa, e o gerenciamento de assuntos emergentes que é o trabalho para evitar crises.

Em uma de suas entrevistas Ferrari diz que para ser um bom profissional na área de Relações Públicas é necessário: a) ter domínio da língua portuguesa; b) ter fluência em pelo menos dois idiomas estrangeiros; c) conhecer informática e dominar os programas; d) estar atualizado com os temas políticos, econômicos e culturais que ocorrem no mundo; e) ser criativo e saber trabalhar em equipe; f) ter capacidade de ouvir e compreender o outro para depois proceder a um tipo de julgamento; g) ter visão estratégica de processos, h) sólida formação ética.

 Em sua tese de doutorado intitulada “A influência dos valores organizacionais na determinação da prática e do papel dos profissionais de relações públicas: estudo comparativo entre organizações do Brasil e do Chile”, ela defende a importância da cultura no cenário organizacional. A dimensão que possui a cultura organizacional na definição dos valores e nos comportamentos dos indivíduos que formam a organização é influenciada pelo processo de comunicação existente e vice-versa. O RP precisa compreender os mecanismos pelos quais as empresas se relacionam com o seu público, significa compreender comportamento, valores, condutas, normas e procedimentos adotados pela organização que são conhecidos como cultura, ou seja, o estilo que cada organização utiliza para se comunicar.

Uma de suas maiores obras foi o livro que escreveu em parceria com James Grunig e Fabio França, Ferrari disse que foi uma experiência maravilhosa trabalhar com os dois, e também que seu livro é algo novo com várias informações inéditas para a área de RP, como uma reflexão sobre as correntes de Relações Públicas no mundo e no contexto latino-americano, chamando a atenção para a importância da cultura na construção do processo da gestão da comunicação nas organizações. Para Maria Aparecida as organizações estão começando a sentir a necessidade de uma comunicação diferenciada, estão buscando um trabalho corporativo e institucional, divulgar quais são os seus objetivos e o que pretendem fazer, com isso Relações Públicas estão sendo mais valorizada no Brasil.

 Bibliografia 

http://www.martinsfontespaulista.com.br/ch/prod/403464/ 421/0/RELACOES-PUBLICAS---TEORIA,-CONTEXTO-E- RELACIONAMENTOS.aspx 
http://www.rp-bahia.com.br/ferrari.htm
http://ocappuccino.blogspot.com.br/2010/03/perfil-maria-aparecida- ferrari.html Relações Públicas


Um comentário:

  1. Parabéns a Habilitação de Relações Públicas do Curso de Comunicação Social pela construção de mais este importante espaço de divulgação do curso e da profissão!

    ResponderExcluir