Turma do primeiro semestre- Relações Públicas UNITAU 2017

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E PESSOAS PÚBLICAS


A Assessoria de Comunicação é uma das atividades que podem ser exercidas pelo profissional de relações públicas e vai muito além de cuidar da imagem do seu assessorado. O profissional administra as informações entre organização e cliente, define quais serão os meios de comunicação utilizados para divulgar informações sobre ele e também busca conhecer seus pontos de fragilidade para evitar crises.

Imagem: http://image-store.slidesharecdn.com/0c16decf-d7b0-4965-983d-4d1a6090b444-large.jpeg

       É importante que não só as organizações tenham um assessor de comunicação, mas também pessoas com grande visibilidade pública, como artistas, atletas e políticos, já que são formadores de opinião. O assessor deve conhecer a fundo o cliente: histórico, fraquezas, pontos fortes, quais são seus concorrentes e como está o mercado de atuação. A partir disto, o profissional irá encontrar o potencial noticioso do assessorado, que gere interesse da mídia em publicar algo.diz Treicy Keller, assessora de imprensa do blog Race Comunicação. Combinando tudo isso, o objetivo da assessoria é gerar uma imagem positiva e que transmita confiança para o público.

    Para contextualizar a importância desse profissional podemos citar o caso que repercutiu recentemente com Mc Biel.

       A denúncia de assédio feita por uma repórter trouxe um desafio para a assessoria do cantor, por se tratar de um assunto delicado, que exigiria uma gestão de crise forte. O grande desafio para o assessor seria criar estratégias para reconquistar a confiança do público e orientar o artista para que a situação não se repetisse. Após declarações e pedidos de desculpas, novas situações negativas envolveram Biel, trazendo mais desafios para a assessoria. Por fim a equipe do cantor optou pelo afastamento do artista de sua carreira, com a intenção de que ele pudesse crescer em sua vida pessoal e assim mostrar ao público que ele voltará diferente e isso possivelmente atrairá os fãs novamente.

       Estratégias como essa são pensadas pelo assessor de comunicação, de acordo com a situação em que o assessorado está vivendo, assim como os métodos para solucionar um momento de crise, sem que a imagem do indivíduo seja abalada permanentemente. O comunicador busca sempre melhorar a relação de seu cliente com o público, prevendo acontecimentos negativos, gerenciando informações e solidificando o conceito positivo do assessorado.



Por: Ana Calderaro - 2º Semestre de Relações Públicas 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário