Os meios
digitais revolucionaram a maneira de se relacionar com o cliente, e têm se
mostrado um campo promissor para o profissional de relações públicas. Pois mais
do que um marketing digital, o RP trabalha com comunicação estratégica no
relacionamento com o cliente e demais públicos, e isto é fundamental para o
fortalecimento de uma marca.
O
profissional de relações públicas pode atuar no posicionamento digital da marca
sendo um funcionário da organização (em funções denominadas analista de mídias
sociais, social media, etc.) ou ter seu próprio empreendimento prestando
consultoria como gestor de mídia e desenvolvedor de conteúdos.
Tivemos um
breve bate papo com a RP Helena Ferrari que atua no segmento, e optou por abrir
seu próprio negócio e trabalhar com micro e pequenos empreendedores no
posicionamento digital. Ela nos contou das vantagens de ter seu próprio
empreendimento como poder trabalhar em um coworking
(espaço colaborativo) e exercer a função de relações públicas para
diferentes perfis de clientes, proporcionando sempre novos desafios e novos aprendizados.
É ideal que o
RP tenha uma pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, para ampliar seu conhecimento referente ao mercado digital, comportamento do consumidor neste
meio, aperfeiçoar a narrativa e contextos da cibercultura. Também é necessário
que o profissional tenha noções básicas de webdesign e planejamento de
marketing digital, mas estes últimos normalmente estão na grade curricular dos
cursos de pós-graduação em Mídias Digitais. O posicionamento digital é uma área
que requer atualização constante, exigindo que o profissional participe sempre
de seminários e outros meios de atualizações para estar sempre ciente das
últimas novidades do meio tecnológico. Tal atualização se faz necessária, pois
com frequência surgem novas redes sociais ou outras maneiras de se comunicar
nas já existentes no mercado, como no caso do Facebook, quando permitiu que os
vídeos fossem visualizados sem áudio e sem o usuário precisar dar o play, isso exigiu novas estratégias na
hora de produzir conteúdo (fazer vídeos legendados ou de menor duração).
O
profissional de relações públicas faz mais do que elaborar banners e
propagandas nos meios digitais. Este tem a função de traçar estratégias
conforme o buyer persona (perfil de
cliente) de cada organização, e isto trará retorno também em longo prazo para a
empresa, além de ser um processo de branding.
Entrevista com a RP Helena Ferrari (fonte da imagem: facebook.com/helenaferraripd) |
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