Turma do primeiro semestre- Relações Públicas UNITAU 2017

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Relações Públicas e o Posicionamento Digital

Os meios digitais revolucionaram a maneira de se relacionar com o cliente, e têm se mostrado um campo promissor para o profissional de relações públicas. Pois mais do que um marketing digital, o RP trabalha com comunicação estratégica no relacionamento com o cliente e demais públicos, e isto é fundamental para o fortalecimento de uma marca.
O profissional de relações públicas pode atuar no posicionamento digital da marca sendo um funcionário da organização (em funções denominadas analista de mídias sociais, social media, etc.) ou ter seu próprio empreendimento prestando consultoria como gestor de mídia e desenvolvedor de conteúdos.
Tivemos um breve bate papo com a RP Helena Ferrari que atua no segmento, e optou por abrir seu próprio negócio e trabalhar com micro e pequenos empreendedores no posicionamento digital. Ela nos contou das vantagens de ter seu próprio empreendimento como poder trabalhar em um coworking (espaço colaborativo) e exercer a função de relações públicas para diferentes perfis de clientes, proporcionando sempre novos desafios e novos aprendizados.
É ideal que o RP tenha uma pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, para ampliar seu conhecimento referente ao mercado digital, comportamento do consumidor neste meio, aperfeiçoar a narrativa e contextos da cibercultura. Também é necessário que o profissional tenha noções básicas de webdesign e planejamento de marketing digital, mas estes últimos normalmente estão na grade curricular dos cursos de pós-graduação em Mídias Digitais. O posicionamento digital é uma área que requer atualização constante, exigindo que o profissional participe sempre de seminários e outros meios de atualizações para estar sempre ciente das últimas novidades do meio tecnológico. Tal atualização se faz necessária, pois com frequência surgem novas redes sociais ou outras maneiras de se comunicar nas já existentes no mercado, como no caso do Facebook, quando permitiu que os vídeos fossem visualizados sem áudio e sem o usuário precisar dar o play, isso exigiu novas estratégias na hora de produzir conteúdo (fazer vídeos legendados ou de menor duração).
O profissional de relações públicas faz mais do que elaborar banners e propagandas nos meios digitais. Este tem a função de traçar estratégias conforme o buyer persona (perfil de cliente) de cada organização, e isto trará retorno também em longo prazo para a empresa, além de ser um processo de branding.


Entrevista com a RP Helena Ferrari (fonte da imagem: facebook.com/helenaferraripd)



Fonte da imagem: LinkeIn (artigo de Erika Bataglia)




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