As diferentes comunicações em um hospital |
Que as relações públicas estão relacionadas ao gerenciamento de crises não é novidade para a maioria, assim como a sua presença em organizações que trabalham com produtos ou serviços. Contudo, um segmento onde o profissional pode trabalhar e que possui pouca visibilidade é a área da saúde, em grandes hospitais principalmente.
Em um hospital a maior parte dos públicos está efetivamente em uma crise ou então tentando lidar com ela (paciente-médico). E o profissional de relações públicas pode estar presente para auxiliar a organização a conseguir a melhor comunicação e relacionamento com os diferentes públicos.
As pessoas que chegam aos hospitais precisam da segurança de um sistema de informações bem organizado e humanizado, visto que elas estão em situações vulneráveis. Além disso, nestas organizações a ocorrência de crises de imagem é comum, geralmente pelo ambiente delicado em que atuam. Um bom relações públicas precisa estar ciente das atividades de todo o universo organizacional para maior consciência na hora de planejar uma ação em meio à crise.
Contudo, as atividades na área da saúde não se limitam a apenas resolver crises, até porque, a comunicação interna e o relacionamento com os públicos de interesse também podem beneficiar-se de um bom trabalho de relações públicas.
E para isso, o setor de comunicação realiza algumas atividades como a recepção em si, que deve ser feita contendo informações da maneira mais clara possível; programas de visita; assessoria de imprensa; publicações e divulgações sobre a organização; eventos e, principalmente, programas internos já que esses públicos estão em contato direto com os pacientes.*
*Informações retiradas de uma pesquisa realizada pela UEL- Relações Públicas.
Ana Carolina Garcia
Aluna do 2º semestre de
Relações Públicas da Unitau
Nenhum comentário:
Postar um comentário