Esse foi o tema de uma das palestras específicas para os estudantes
do curso de Relações Públicas na 37ª Semana da Comunicação – SECOM - no
Departamento de Comunicação Social – UNITAU.
Os palestrantes convidados foram a relações públicas Mariana Lima, atualmente
na Weber Shandwick (agência americana de PR) e o jornalista Ednelson Prado,
professor e proprietário da Agência Vincere. No decorrer da palestra, lições e
valores importantes foram abordados e servem como norte para muitos
profissionais.
Dentre os pontos tratados, muitos giram em torno da transição do analógico para o digital e da consistência do discurso das organizações e das personalidades públicas, e esse texto focará nisso.
Em relação ao digital, pode-se afirmar que hoje o receptor de uma mensagem é ao mesmo tempo emissor e a comunicação é via de mão dupla, ou seja, a interação e exposição são muito maiores. Segundo os palestrantes, as mídias digitais são o espaço perfeito para os profissionais de relações públicas!!!
Dentre os pontos tratados, muitos giram em torno da transição do analógico para o digital e da consistência do discurso das organizações e das personalidades públicas, e esse texto focará nisso.
Em relação ao digital, pode-se afirmar que hoje o receptor de uma mensagem é ao mesmo tempo emissor e a comunicação é via de mão dupla, ou seja, a interação e exposição são muito maiores. Segundo os palestrantes, as mídias digitais são o espaço perfeito para os profissionais de relações públicas!!!
As pessoas precisam
de atenção/amor, é preciso um cuidado com isso, porém é uma ótima oportunidade.
Num outro momento, ao se analisar posicionamento, pode-se
tirar como principal conclusão: É necessário manter o discurso digital no meio
físico, adequando-o a cada plataforma. Consistência é palavra chave e sua
reputação começa com a história que você conta, por isso, seja estratégico e
consistente.
Assim já pode se analisar duas lições essenciais para o novo
profissional de RP, quase que nascido na era digital. Para finalizar, Kotler,
pai do Marketing traz mais um ensinamento sobre posicionamento para as marcas:
“Precisam ser fisicamente atraentes, intelectualmente interessantes,
socialmente envolventes e emocionalmente fascinantes, ao mesmo tempo em que
deve demonstrar personalidade forte e moralidade sólida”.
Vitor Moraes Tuão
Estudante do segundo semestre de Relações Públicas da UNITAU
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