Mesmo a maioria já sabendo para onde ir, entre eles existem muitos que não sabem de fato o que um assessor faz.
Bom, um assessor, segundo o site Significados, é aquele que tem como função “conceder o seu conhecimento, orientando e esclarecendo alguém em questões relacionadas com a sua área de especialização. Um assessor pode trabalhar em empresas com atividades muito distintas, em entidades governamentais, privadas ou ONGs.”
A palavra “assessor” tem origem no termo latim assessore, é um substantivo masculino que significa, ajudante, auxiliador, assistente, conselheiro, porque é alguém que assessora uma pessoa ou organização em uma determinada área ou tarefa.
Em meio a esse mundo de assessorias podemos encontrar vários segmentos nessa área, como: a interna, externa, mista e sazonal. E se formos segmentar algumas delas, podemos encontrar a assessoria de comunicação, e se seguirmos segmentando mais um pouco, encontramos a assessoria de comunicação das celebridades, que tem sido a sensação dos últimos tempos. O tão querido emprego dos sonhos.
A blogueira Alessandra Garattoni, em uma de suas matérias em seu site, entrevistou uma das mais requisitadas assessoras das celebridades do momento, Juliana Mattoni. A assessora depois de passar por várias grandes empresas, como Petrobras, FSB e TV Globo, abriu seu próprio negócio no ano passado. A agencia Lu Mattoni, onde é a atual responsável pela comunicação de estrelas como Bruna Marquezine, Cleo Pires, Claudia Raia, Tatá Werneck, Giovanna Lancelotti, Carol Castro entre várias outras.
ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO DE FAMOSOS: O QUE FAZ?
“Eu cuido da relação entre atores e imprensa”, resume Ju. Na prática, quais funções cabem nesse trabalho? “Marco e acompanho entrevistas, cuido de todos os detalhes de uma capa, ajudo na escolha de todos os profissionais com quem vamos trabalhar, gerencio crises, escrevo releases e notas oficiais.” Ela conta que, logo que fecha com um novo artista, elabora com ele um plano de divulgação que contempla os veículos nos quais ele gostaria de estar. Esse é o ponto de partida para todo o resto. De quebra, Ju atende toda a imprensa e faz a ponte entre clientes e stylists parceiros.
OS PRÉ-REQUISITOS DA FUNÇÃO
O poder de negociação é o ponto número um, segundo a Ju: “Um bom assessor de imprensa é antes de tudo um bom vendedor”. Por essa razão, a função pede pessoas com poder de barganha, eloquência, rapidez de pensamento e flexibilidade. Para completar, muita inteligência emocional (“lida-se com a pressão de muitos lados e deve-se sempre estabilizar humores, ponderar, oferecer alternativas”.) e doses extras de bom senso (“aquela voz interna que sempre sabe o melhor caminho a seguir e evita situações ridículas”). Formação em Comunicação arremata o pacote do profissional ideal.
ALTOS E BAIXOS
“Abrir um jornal ver a matéria lá, reluzindo, faz com que meus olhos brilhem!”, conta sobre o ponto alto de sua função. “Eu trabalho pra isso. Minha maior vaidade é uma boa capa, com um cliente mostrando todo seu potencial.” E a parte mais difícil? “Agradar ao mesmo tempo dois lados, que às vezes querem coisas totalmente diferentes em relação ao mesmo objeto/matéria. Aí entra o poder de negociação de um assessor.”
QUANDO (& POR QUE) EMPREENDER
Antes de abrir a própria empresa, Ju trabalhou na FSB – uma das maiores agências de comunicação do país –, na Petrobras e na TV Globo. E considera esse background como fundamental para a criação da Ju Mattoni Comunicação. “Nunca havia ousado pensar em abrir um negócio próprio. Sempre fui muito pé no chão, boa funcionária, trabalhei desde muito cedo, mas a oportunidade surgiu e caiu no meu colo. Trabalhava na Globo e várias atrizes me convidaram a trabalhar com elas pessoalmente ao mesmo tempo. E aí pensei: por que não?! Resolvi arriscar e não poderia estar mais feliz.”, conta, acrescentando que começou com três clientes e já está com dez em seu primeiro ano de agência. A sociedade com Kanada Raia, sua amiga de infância, também é apontada como acerto crucial na empresa, que, por escolha das donas, limita o número de clientes de modo a jamais perder o atendimento ultrapersonalizado.
TOP 5 EMPREENDEDORISMO
Você tem vontade de abrir seu próprio negócio? Então, atenção às cinco dicas que, segundo a Ju, são fundamentais antes de dar esse passo.
1. Conhecimento do negócio
2. Muita coragem
3. Reserva financeira (“para não se desesperar se as coisas não correrem como o planejado logo de cara”)
4. Disciplina (“quando se é seu próprio chefe não se pode relaxar”)
5. Dedicação total (“meu crescimento foi proporcional ao tanto que me dediquei. Eu acredito nisso”).
Depois dessa entrevista, ficou claro o que é ter um emprego dos sonhos. E lembre-se,
“Um bom assessor de imprensa é antes de tudo um bom vendedor”.
Acompanhem essa estrela nas redes sociais:
-FACEBOOK: /jumattoniasssessoria
-INSTAGRAM: @jumattoni
-SITE: jumattoni.com
Fontes: http://www.significados.com.br/?s=assessoria
http://alegarattoni.com.br/profissao-assessora-de-comunicacao-das-famosas/
http://alegarattoni.com.br/profissao-assessora-de-comunicacao-das-famosas/
Postado por: Eduarda Zuim e Thaisa Nunes
28/09/15
Nenhum comentário:
Postar um comentário